(61) 3244-1396 / (61) 99617-6039
contato@taquigrafiacursonobre.com.br
Formando taquígrafos desde 1985 - Prepare-se com antecedência!
Concurso em destaque:
Curso preparatório para:

Câmara e Senado

O Serviço de Taquigrafia no Congresso Nacional, especificamente na Câmara dos Deputados, existe desde 1823, quando registrou os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte do Império. Ao longo de quase 200 anos a Taquigrafia vem registrando a história do Parlamento brasileiro e, consequentemente, a própria história do Brasil.

Tribunais Superiores e Regionais

No Brasil, a taquigrafia começou ser usada nas casas parlamentares, no registro das sessões da Assembleia Nacional Constituinte de 1823. Posteriormente foi estendida para o Poder Judiciário, sendo muito importante para a divulgação dos debates e dos julgamentos nos Tribunais Superiores e Regionais, o que a torna fundamental na preservação da memória histórica das demandas judiciais em nosso País.

Assembleias Legislativas

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Setor de Taquigrafia (SETAQ) realiza um trabalho de grande importância para a preservação da memória e da história daquele órgão legislativo distrital. Lá, a exemplo do que ocorre nas Assembleias Legislativas Estaduais, e até mesmo em Câmaras Municipais de grandes cidades brasileiras, as sessões plenárias são taquigrafadas, reproduzidas em texto e transformadas em notas taquigráficas, que são disponibilizadas ao público em até 24 horas.

Ser treinada pelo Professor José fez muita a diferença na prova de taquigrafia do Concurso da Câmara dos Deputados de 2012. Como eu ainda não estava na velocidade exigida para a prova, precisava de dicas que facilitassem o apanhamento e a respectiva tradução. Com um trabalho intensivo, em apenas uma semana, eu atingi a velocidade necessária. Além disso, ele ainda me encorajou bastante para que eu não desistisse.

Cíntia, Taquígrafa da Câmara dos Deputados

“O Curso Nobre foi muito importante para garantir um aumento rápido da velocidade, sempre com  muita qualidade. O acompanhamento individual e a transcrição com posterior correção de todos os textos tornaram o  processo de aprendizagem muito mais eficaz. Afinal, um texto bem escrito é o reflexo de um bom taquígrafo!”

Vanessa Pimentel, Taquígrafa da Câmara dos Deputados

“Ter feito esse curso de taquigrafia foi muito importante para mim, porque, como eu tinha pouco tempo para aprender e comecei do zero, o atendimento individual e o acompanhamento intensivo dos sinais e das transcrições do discurso parlamentar me fizeram ascender com rapidez à velocidade do concurso.”

Roberta Lima, Taquígrafa da Câmara dos Deputados

“Sou muito grata ao Professor José. Quando saiu o edital para o concurso da Câmara dos Deputados, em 2012, resolvi procurá-lo. Começamos um intenso trabalho de acompanhamento dos taquigramas e correção de transcrições de textos parlamentares. Graças a todo esse incentivo, empenho e dedicação, passei no concurso.”

Luciana Rolo, Taquígrafa da Câmara dos Deputados

“O diferencial do curso é a metodologia aplicada pelo Prof. José, pois o atendimento é individual. O acompanhamento intensivo do apanhamento taquigráfico fez com que eu atingisse com certa rapidez a velocidade desejada. Resultado: aprovação no concurso de Taquígrafo Legislativo da Câmara dos Deputados de 2012.”

Dalmo Borges, Taquígrafo da Câmara dos Deputados

Concursos previstos

Assembleias Legislativas: SP, MA, MG, ES

Previsão: Editais para 2019/2020

Senado Federal e Câmara dos Deputados

Previsão: Editais para 2019/2020

Câmara Municipal de Mauá-SP

Previsão: Edital para 2019/2020